Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos para a limpeza e combate à dengue
A Divisão de Educação Ambiental e Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, vem por meio desta publicação, instruir a população sobre os malefícios causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos com a chegada do período de enchente, que se tornou mais evidente a problemática em alguns bairros da cidade afetados pela enchente.
Quando não é descartado de maneira correta os resíduos podem trazer diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até mesmo do ar. Quando chove, a água transporta esses resíduos até as galerias pluviais, responsáveis por levar a água da chuva até os rios, córregos etc. E, dessa forma, ocorre a poluição deles.
Outro problema causado pelo descarte incorreto é a proliferação de animais e insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a Dengue, Zika e Chikungunya. Isso ocorre devido ao acúmulo de água parada no lixo, formando o criadouro ideal para esse mosquito.