O que é Coronavirus?

Coronavírus é uma família de vírus que em humanos causam infecções respiratórias. O novo coronavírus (também chamado de SARS-CoV-2 COVID-19) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China.

COVID-19 é o nome da doença causada pelo novo coronavírus que, na maior parte da população acometida, apresenta sintomas leves e, em menor proporção, pode evoluir para casos graves com pneumonia e óbito.

Como posso me prevenir contra o novo coronavirus?

Você pode reduzir suas chances de ser infectado ou espalhar o novo coronavírus tomando algumas precauções simples:

Lave as mãos friccionando-as por pelo menos 20 segundos com água e sabão; seque as mãos com papel toalha ou toalha individual. Ou use álcool gel a 70% por 20 segundos.
Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos elimina os vírus que podem estar nas suas mãos.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar com o vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o novo vírus, se a pessoa que tossir tiver a doença.

Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou com o lenço descartável quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o lenço usado imediatamente.

Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e o novo coronavírus.

Não compartilhar objetos de uso pessoal.
Por quê? Estudos têm mostrado que o novo coronavírus pode permanecer nos objetos por até nove dias se eles não forem limpos.

Limpe regularmente o ambiente e mantenha-o ventilado.
Por quê? A circulação do vírus diminui em ambientes limpo e arejados.

Se tiver sintomas leves como febre, tosse e dor de garganta, fique em casa.
Por quê? Além de protegê-lo, é importante para ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.

Se apresentar dificuldade de respirar ou falta de ar, dor persistente ou pressão no peito, confusão mental, tontura, prostração (apatia), lábios ou face arroxeados, procure a unidade de saúde mais próxima.
Por quê? As unidades de saúde estão preparadas para atender e orientar corretamente todos os casos. Os prontos socorros só devem atender os casos de maior gravidade.Mantenha-se atualizado sobre os pontos de ocorrência mais recentes da COVID-19 (cidades ou locais onde a doença está se espalhando amplamente). O site do Ministério da Saúde fornece essas informações em tempo real. Acesse: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus

Se possível, evite viajar neste momento para proteger a sua saúde e das pessoas que você entrará em contato.evite viajar neste momento para esses lugares – especialmente se for uma pessoa idosa ou tiver câncer, diabetes, doenças cardiovasculares ou pulmonares.

Por quê? Você tem uma chance maior de pegar a doença em uma dessas áreas. As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área

Quais cuidados deve ter ao chegar em casa?

Ao voltar para casa:

  • Não toque em nada, antes de se higienizar.
  • Tire os sapatos.
  • Deixe bolsa, carteira, chaves etc, em uma caixa na entrada.
  • Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas. Tome banho! Se não puder, lave bem todas as áreas expostas.
  • Limpe seu celular e os óculos com sabão e água ou álcool. Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardar.
  • Se houver necessidade de sair com seu animal de estimação, assim que chegar em casa, higienizar as patas do animal com água e sabão e secá-las; a pelagem pode ser  higienizada usando uma mistura em partes iguais de água, álcool 70% e vinagre.

Por quê? O vírus pode permanecer nas superfícies com as quais você entrou em contato (chão, objetos, outras pessoas) e ser levando para dentro da sua casa por meio das suas mãos, sapatos, roupas, patas do seu pet, bolsa, chaves, carteira, celular, óculos e outros objetos de uso pessoal, ou compras.

Mas lembre-se que não é possível fazer uma desinfecção total, o objetivo é reduzir o risco.

Skip to content